terça-feira, 4 de novembro de 2014

As mais Famosas Histórias do Ballet


       Saiba quais os ballets mais apresentados em festivais de dança nas academias e nos festivais competitivos.

1. O Quebra-Nozes
       Composto por Tchaikovsky em 1891, este clássico é o ballet mais executado da época moderna. Começou em 1944, quando a primeira produção de O Quebra-Nozes foi realizada na América pelo San Francisco Ballet. Desde então, tornou-se uma tradição a se realizar durante as férias. Este ballet, tem algumas músicas bem conhecidas, e a sua história traz alegria para as crianças e adultos.
2. O Lago dos Cisnes
       O Lago dos Cisnes é o mais tecnicamente e emocionalmente desafio de balé clássico para uma bailarina.        Sua música excedeu em muito o seu tempo, fazendo notar em muitos dos seus executantes que era um ballet muito difícil e complexo para a dança. Desconhece-se muito de sua produção original, mas a produção revista pelos coreógrafos famosos Petipa e Ivanov é a base das muitas versões que vemos hoje. O Lago dos Cisnes será sempre considerada como o padrão de balés clássicos e será realizado ao longo dos séculos. É o ballet para qualquer grande bailarina se consagrar.
3. Sonho de Uma Noite de Verão
       Sonho de uma noite de verão foi adaptado para vários estilos de arte. No entanto, em 1962, George Balanchineestreou seu primeiro ballet. Sonho de uma noite de verão, um clássico de Shakespeare, serviu como base do ballet de Balanchine. Ele reuniu a música de Mendelssohn que compôs uma abertura para o ballet e música incidental subseqüente em 1843. E um bailado popular e agradável que agrada quase todo o público.
4. Coppélia
       Coppélia foi composta por Delibes e coreografia de Arthur Saint-Léon. A história foi escrita por Arthur Saint-Léon e Charles Nuitter. Coppélia é um conto de luz do coração do homem que retrata o conflito entre o idealismo e o realismo, arte e vida. Um ballet cómico brilhante que apresenta música e dança animada. Sua estreia na Ópera de Paris foi bem sucedida em 1871 e continua a ser bem sucedido até hoje.
5. Peter Pan
       Peter Pan é um balé maravilhoso para toda a família. A dança, cenários e figurinos são tão coloridos quanto a própria história. Peter Pan é relativamente novo para o mundo do balé. Não há nenhuma maneira correta de executar a peça, ela pode ser interpretada de forma diferente por cada produtor, coreógrafo e diretor musical. Apesar de cada produção poder ser diferente, a história permanece sem variação – e é por isso que ele é um clássico.
6. A Bela Adormecida 
        A Bela Adormecida foi o primeiro balé de Tchaikovsky. Sua música era tão importante como a dança! A história de A Bela Adormecida é um jogo perfeito para o ballet – celebrações em um magnífico castelo, a batalha do bem e do mal e a vitória triunfal de amor eterno. O que mais você poderia pedir? A coreografia foi criada por Marius Pepita de renome mundial, que também coreografou O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes. Este ballet clássico será executado enquanto o mundo existir.

7. Cinderela
       Muitas versões de Cinderela existem, mas o mais comum são aqueles que usam as referências de Sergei Prokofiev. Prokofiev começou seu trabalho em Cinderela em 1940, mas fez uma pausa durante a II Guerra Mundial. Ele terminou a montagem, em 1945. Em 1948, o coreógrafo Frederick Ashton encenou uma produção de longa-metragem, utilizando a música de Prokofiev, que acabou por ser um enorme sucesso. Cinderela não é apenas um filme, é um ballet também, e ele merece a mesma quantidade de atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário